segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Top 10 profissões dos sonhos no mundo: veja o que lidera no Brasil

19/04/2025 2151 visualizações
Top 10 profissões dos sonhos no mundo: veja o que lidera no Brasil
A pesquisa global que investigou os empregos mais desejados ao redor do mundo revelou tendências que vão além do imaginário infantil. Os dados mostram que funções ligadas à liberdade, renda elevada e flexibilidade profissional continuam atraindo milhões de pessoas em 2024.

O levantamento, feito com base nas buscas por termos como "como ser um [cargo]", analisou o comportamento de usuários de 170 países nos mecanismos de pesquisa Google e Bing. A análise foi conduzida por uma plataforma especializada em currículos e comportamento profissional online.

Dentre os destaques, aparece o piloto de avião, ocupando o 1º lugar mundialmente, com mais de 1,3 milhão de buscas ao longo do ano. A profissão também lidera no Brasil e em outros 33 países. Além do apelo do glamour e da adrenalina, o cargo oferece remuneração que pode ultrapassar os R$ 13 mil mensais.

Outro destaque do ranking é o cargo de corretor de imóveis, que conquistou a 2ª colocação global, motivado, principalmente, pelas altas comissões, flexibilidade de agenda e crescente valorização de imóveis de luxo. No Brasil, o setor tem mais de 650 mil profissionais ativos, e as vendas de mansões e fazendas já renderam cifras milionárias a alguns corretores.

Completando o top 3, a profissão de engenheiro de software aparece com força. A crescente demanda por desenvolvedores, somada à possibilidade de trabalhar remotamente e aos altos salários — com média de R$ 13 mil —, consolidam o setor de tecnologia como um dos mais atrativos.

O estudo também evidencia o fascínio coletivo por carreiras ligadas a viagens, como comissário de bordo e agente de viagens, que figuram entre as dez profissões mais sonhadas no mundo.

Apesar do fascínio pelas carreiras "desejadas", um dado chama a atenção: segundo uma pesquisa da consultoria Grant Up, apenas 18% da população ativa global afirma estar extremamente satisfeita com o trabalho atual. A realidade financeira e as pressões por estabilidade dificultam o acesso a essas ocupações consideradas ideais.

A ideia de "emprego dos sonhos" é subjetiva: para uns, está ligada à realização pessoal; para outros, ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal ou até mesmo à liberdade de horários. Porém, uma coisa é certa — a busca por uma profissão que traga sentido e propósito continua guiando o comportamento de milhões ao redor do mundo.